O problema da piada do Robin Williams sobre o Brasil (dizendo que vamos sediar a Olimpíada porque levamos strippers e pó) não é o preconceito, nem o politicamente incorreto, nem a escrotice. O grande problema é que ele fiz piada com um clichê batido. E, consequentemente, sem graça.
Foi mais ou menos o que o Danilo Gentili fez na cobertura do CQC na partida Flamengo x Corinthians. O tempo todo tentou fazer graça com o risco que estava correndo porque as torcidas dos dois times têm fama de ladrões. Chegou a perguntar para um torcedor se Flamengo e Corinthians deviam jogar no Brinco de Ouro, porque o brinco corria o risco de ser roubado.
Esse mesmo cara causou polêmica há tempos, ao chamar negros de macacos. Muita gente achou preconceito, desrespeito. Eu simplesmente achei constrangedor e sem graça. Afinal, quem nunca ouviu uma piada dessas na vida? E, convenhamos, mesmo a piada mais engraçada do mundo perde a graça depois de repetida um certo número de vezes.
O comentário do Robin Williams foi apenas bobo e desnecessário. Ele podia ficar sem essa e a gente também.
O que me irrita não é a tentativa fracassada de piada. O chato é ver brasileiro dizendo que essa é a "imagem que o Brasil tem lá fora". Acreditem: essa NÃO é a imagem que o Brasil tem lá fora. Pode ser a imagem do Robin Williams, mas ele não representa a maioria.
terça-feira, dezembro 01, 2009
Postado por Ariett às 3:24 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário