quarta-feira, janeiro 30, 2008

Estou cheia de idéias para fazer posts. Todos os dias acontece pelo menos uma coisa que me faz pensar em escrever no blog. No entanto, a preguiça me impede.

No aniversário de São Paulo, eu pensei em contar aqui como eu comecei a gostar mais da cidade em que eu nasci e morei a vida toda. O feriado passou, mas acho o post ainda vale.

O fato é que eu sempre falei mal de São Paulo. Reclamava do trânsito, da falta de praia, da frieza e antipatia das pessoas. E sempre que viajava, para qualquer lugar que fosse, ficava com vontade de largar minha cidade natal e mudar para onde eu estava.

Até que, em novembro, como eu já contei aqui, fui para Florianópolis. Que é mesmo uma cidade linda, mas onde também falta muita coisa. Mas, mesmo assim, os nativos sentem o maior orgulho de Floripa. Um deles chegou a me dizer que era o melhor lugar do mundo e quando eu tentei argumentar dizendo que ele não conhecia o mundo inteiro para dizer isso, ele respondeu: "Não conheço o mundo inteiro, mas conheci muitos lugares e todas as vezes que eu saio de Floripa, fico feliz quando eu volto".

Foi assim que comecei a pensar o que eles viam de tão incrível em Floripa para gostar tanto da cidade. Não achei a resposta, talvez pelo pouco tempo que passei lá (impossível amar algo que a gente conhece superficialmente). Por outro lado, percebi que tenho muitos e muitos motivos para me orgulhar de São Paulo. Que, cá entre nós (e que ninguém de Florianópolis me leia), não tem praia, mas é muito melhor que a capital catarinense em diversos aspectos.

Paulista tem mania de reclamar. E eu me incluo nesse rol de reclamantes. Mas é uma bobagem a gente valorizar demais a parte ruim e deixar de lado as inúmeras vantagens que essa cidade doida tem. Talvez não sejamos os mais simpáticos, nem os mais organizados, mas não há vida cultural como a nossa. As novidades, sejam musicais, gastronômicas ou tecnológicas, sempre chegam aqui antes. Quer comprar um parafuso às 3h da manhã? Só em São Paulo. E tudo isso faz do paulista um povo muito interessante.

Enfim, talvez eu morasse em outro lugar. Mas eu, definitivamente, gosto de São Paulo.

0 comentários: