terça-feira, março 04, 2008

Parece inacreditável, mas se veio do IBGE, a fonte é segura...

Rio de Janeiro é a capital do trabalho
Vinícius Segalla - Diário de SP

Qual a cidade do país onde mais se trabalha? Quem trabalha mais, o paulistano ou carioca? A estas duas perguntas, provavelmente, a maioria das pessoas responderia que é São Paulo e o paulistano quem mais labutam no país.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), porém, prova que o senso comum está errado. Considerando os números de horas efetivamente trabalhadas, o Rio de Janeiro é a cidade onde os habitantes têm a maior média de horas trabalhadas por semana, em comparação com outras cinco capitais brasileiras. Em 2007, o carioca trabalhou, em média, 41,1 horas semanais. Em segundo lugar vêm os recifenses, com 41 horas. São Paulo surge em terceiro, com 40,7 horas.

- A pesquisa derruba um mito, o de que o carioca só quer saber de praia e o paulista, de trabalho - diz Cimar Azeredo, gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE. Ele explica que o tempo diário de trabalho está diretamente ligado à informalidade. - São Paulo tem a maior proporção de trabalhadores registrados do país. Assim, com a fiscalização formal, evitam-se cargas horárias excessivas. No Rio, muitos trabalham por conta própria, trabalhando por mais horas, até obter a renda desejada - diz.

Tanto é assim que números do mais recentes do IBGE que registram as horas oficias trabalhadas, que constam nos contratos de trabalho, colocam São Paulo na primeira posição.

Trabalhadores ouvidos pelo DIÁRIO confirmam a tese. - Trabalho no máximo nove horas por dia, e ninguém no escritório vai muito além disso - conta o advogado Ricardo Teixeira da Silva, registrado em uma consultoria de direito público.

- Chego a trabalhar até 17 horas por dia. O carro não é meu, tenho que fazer o dinheiro da diária e um lucrinho para mim - explica o taxista Luciano Aparecido Souza.

0 comentários: