sexta-feira, setembro 26, 2008

Como bem disse a Ariana, estudar os Clássicos faz a gente se sentir uma pessoa melhor. Nas últimas aulas, a gente leu e refletiu sobre o "Édipo Rei", de Sófocles.

Acho que todo mundo conhece o básico da peça, né? Édipo foi aquele que matou o pai, Laio, e casou com a mãe, Jocasta, sem saber que eles eram pai e mãe dele. E ontem o professor chamou a nossa atenção para alguns detalhes da história.

Quando Édipo nasceu, Laio recebeu a previsão do oráculo de que seria morto por um filho dele. Para evitar que isso acontecesse, ele foi abandonado, preso com um prego nos pés, para que morresse. Porém, acabou sendo encontrado e adotado pelo rei de Corinto, Políbio.

Ao receber também a profecia de que mataria o seu pai e se casaria com sua mãe, Édipo fugiu de Corinto, para evitar que isso realmente acontecesse. Enfim, depois a gente sabe o que aconteceu...

O que nos leva a pensar se é possível fugir do destino. Porque tanto Laio quanto Édipo fizeram tudo o que foi possível para que as terríveis profecias não acontecessem. Um levou o próprio filho para a morte e o outro abandonou os pais. E, ainda assim, não teve jeito. No fim, Édipo realmente matou o pai e casou com a mãe, como as profecias (ou o destino) já previam.

Será que Sófocles tinha razão?

0 comentários: