terça-feira, setembro 09, 2008

Domingo, estive no Ibirapuera, no último dia da exposição Bossa na Oca. Além de não pagar para entrar, fiquei feliz por ter visto tudo aquilo que vi, porque cada parte da mostra me fez pensar em zilhões de coisas (como eu sempre digo: a vida dos burros deve ser bem mais fácil...).

Uma das coisas que chamaram a atenção é como a música está nitidamente ligada a tudo que acontece no País. Não se sabe o que influencia o que, mas o fato é que a Bossa Nova apareceu em um momento de otimismo no Brasil, que ganhou as Copas de 58 e 62, na mesma época em que Brasília começou a ser construída e o presidente era o Juscelino (que ficou conhecido como presidente bossa nova).

Foi nesse ambiente, que a música brasileira passou a ser menos deprê. Se antes os sambas e os boleros eram cheios de "não", "adeus", "acabou" e "nunca mais", a Bossa Nova surgiu com amor, flor e mar. E mais: alcançou admiradores no mundo todo, dando ainda mais orgulho aos brasileiros.

E hoje? Que relação podemos fazer entre a música que é produzida atualmente e o momento da sociedade? Melhor não pensar nisso?

0 comentários: