segunda-feira, março 31, 2008

Quem gosta de fotografia, não pode perder a exposição comemorativa dos 60 anos da Magnum, a mais importante agência de fotojornalismo do mundo, que está rolando no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Eu fui ontem e adorei (e ainda tive consultoria exclusiva do expert que estava comigo)! São 50 fotos, uma mais incrível do que a outra. Tem até foto do Dia D, tirada por Robert Capa, o único fotógrafo que estava lá naquele momento. Capa é um dos fundadores da Magnum e foi o mais importante fotógrafo de guerra. Tanto que morreu no Vietnã.

Clique aqui para saber mais sobre a mostra, que acaba no dia 6 de abril. Tem até algumas fotos nesse link, mas nada como ver essas imagens ao vivo. Vale MUITO a pena!

sexta-feira, março 28, 2008

Hoje vai ter a palestra "Como conviver bem com pessoas que você não suporta e etiqueta empresarial" no meu trabalho. Será que vocês conseguem imaginar quem minha chefe convocou para ir?







Eu conto depois como foi.

terça-feira, março 25, 2008

Meu carro agora tem rádio. Mas não é qualquer rádio. É um aparelho tão moderno, mas tããããooo moderno que tem ATÉ UM TOCA-FITAS! Resumindo: simplesmente um luxo!

quarta-feira, março 19, 2008

Há tempos, falei que escreveria um post sobre um dos males do mundo moderno: a mediocridade.

Essa idéia apareceu no dia em que um coordenador de equipe esportiva (não vou me ater aos detalhes de modalidade, nem categoria) apareceu na minha sala. Comentei com ele que os resultados do time estavam bem abaixo do esperado, quando ele me sai com essa:

- Temos o 5º orçamento da competição, por isso estamos em 5º lugar.

Aaaaah, claro. Tá explicado! Alguém manda cancelar a Copa do Mundo, o Pan-americano e a Olimpíada. Pra que tanto trabalho, né? É só ver que país tem o orçamento maior e entregar logo as medalhas e os troféus de campeão.

Nem vou dizer que esse cara é medíocre (não o conheço tão bem assim para julgar). Mas esse comentário infeliz mostra que ele foi contaminado por esse mal que atinge cada vez mais gente.

Quer um exemplo? Pensa naqueles leitores da Veja, que acreditam em tudo que está publicado na revista e ainda saem repetindo as idéias por aí. Ou então naquele seu colega de trabalho que fica até mais tarde no trabalho ou aparece para bater o cartão no fim de semana, só para dizer para o chefe que trabalhou muito. Ou aquela criatura que odeia axé, mas vai em todas as micaretas só para sair dizendo que beijou 842 pessoas. Ou o cara que se orgulha de ser "esperto" por ter tirado nota 10 em um trabalho da faculdade copiado da internet.

Enfim, exemplos não faltam. O bom é que tem conserto.

segunda-feira, março 17, 2008

Eu moro em um país tropical e é verão (tá no fim, mas ainda é). Mas está chovendo e eu estou com frio. Não é possível andar de regata ou de vestidinho por aí. Ou seja: parei de acreditar nesses caras que ficam falando de AQUECIMENTO global. Hunf!

quinta-feira, março 06, 2008

E vale registrar que eu bloguei diariamente nessa semana. Um fato nunca antes visto na história desse blog (que, aos trancos, barrancos e ausências, já existe há quatro anos).

Com o Twitter, meu pacote nerd está completo. Já tenho Orkut, MSN, blog, Flickr, alguns endereços de e-mail (a USP ainda me deu mais um)... falta mais nada, né?

quarta-feira, março 05, 2008

Dos cinco objetivos que eu tracei para esse ano, dois já foram conquistados nos dois primeiros meses. Mas algumas mudanças terão de ser feitas com relação a planos feitos antes. A viagem para Nova York será adiada para 2009, portanto a lua-de-mel não será no Velho Mundo e sim na terra do Tio Sam.

No fim, é uma mudança boa, já que o Bush não ocupará mais o cargo de presidente dos Estados Unidos em 2009. E seja qual for o substituto, vai ser melhor.

terça-feira, março 04, 2008

Parece inacreditável, mas se veio do IBGE, a fonte é segura...

Rio de Janeiro é a capital do trabalho
Vinícius Segalla - Diário de SP

Qual a cidade do país onde mais se trabalha? Quem trabalha mais, o paulistano ou carioca? A estas duas perguntas, provavelmente, a maioria das pessoas responderia que é São Paulo e o paulistano quem mais labutam no país.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), porém, prova que o senso comum está errado. Considerando os números de horas efetivamente trabalhadas, o Rio de Janeiro é a cidade onde os habitantes têm a maior média de horas trabalhadas por semana, em comparação com outras cinco capitais brasileiras. Em 2007, o carioca trabalhou, em média, 41,1 horas semanais. Em segundo lugar vêm os recifenses, com 41 horas. São Paulo surge em terceiro, com 40,7 horas.

- A pesquisa derruba um mito, o de que o carioca só quer saber de praia e o paulista, de trabalho - diz Cimar Azeredo, gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE. Ele explica que o tempo diário de trabalho está diretamente ligado à informalidade. - São Paulo tem a maior proporção de trabalhadores registrados do país. Assim, com a fiscalização formal, evitam-se cargas horárias excessivas. No Rio, muitos trabalham por conta própria, trabalhando por mais horas, até obter a renda desejada - diz.

Tanto é assim que números do mais recentes do IBGE que registram as horas oficias trabalhadas, que constam nos contratos de trabalho, colocam São Paulo na primeira posição.

Trabalhadores ouvidos pelo DIÁRIO confirmam a tese. - Trabalho no máximo nove horas por dia, e ninguém no escritório vai muito além disso - conta o advogado Ricardo Teixeira da Silva, registrado em uma consultoria de direito público.

- Chego a trabalhar até 17 horas por dia. O carro não é meu, tenho que fazer o dinheiro da diária e um lucrinho para mim - explica o taxista Luciano Aparecido Souza.

segunda-feira, março 03, 2008

Pequeno tratado sobre veículos e afins

- Motoqueiros são criaturas extremamente irritantes. No meu ranking, eles estão acima até dos motoristas de táxi. Se eu pudesse, eu matarra mil. Mas não ia adiantar, porque eles se proliferam, né? Mata mil no dia, aparece 2 mil na noite.
- Donos de Corolla são os piores motoristas DO COSMOS!
- Pessoas que dirigem utilitários, em especial Saveiros, costumam ser bastante interessantes...
- Quem compra carro muito grande, geralmente é para compensar as coisas que tenham pequenas. Pequena inteligência, pequena beleza... bom, acho que me fiz entender.
- Meu carro é vermelho (e eu uso, sim espelho para me pentear). Mas para ter carro vermelho, precisa gostar de cuidar de carro, o que não é o meu caso. Por isso, eu compreendo o aumento do número de carros prata. Meu próximo carro vai ser prata também. Disfarça melhor a sujeira.
- A função da CET é melhorar a engenharia do tráfego? Mesmo? E quanto tempo demora para eles conseguirem algum tipo de resultado?